Descrição dos fatos
Descrevemos os fatos: Os serviços de criptografia (que garantem a confidencialidade dos dados dos e-mails, por exemplo) oferecidos por Autistici/Inventati, alojados na webfarm de Aruba, foram postos sob controle no 15/06/2004. Nós o soubemos no dia 21/06/05. Um ano depois.
Nesse dia, faz um ano, os investigadores, ou seja a Policia Postal, na investigacão que levou à suspensão de uma conta de email (croceneraanarchica-at-inventati.org), com a colaboração do pessoal de Aruba, desligaram, sem nenhum tipo de advertência ou comunicação nosso servidor e copiaram as chaves necessárias para ter acesso, potencialmente, a todo o conteúdo do disco(HD), incluindo os dados privados de todos nossos usuários. Quando nos demos conta que o servidor não estava acessível ligamos repetidamente a Aruba pedindo explicações sobre a queda. Inventaram-se problemas técnicos falsos decidindo sem demasiados problemas que seus clientes, suas claúsulas contratuais, os direitos dos usuários de um provedor não valem nem sequer o preço de uma chamada de telefone para advertir aos proprietários do servidor. Um lugar onde conta mais o engano e a ausência de respeito dos direitos civis mais básicos.
Nossa presença e a de nossos representantes legais durante a intervenção teriam permitido que tivéssemos procedido à migração de dados sem violar a privacidade de todos os usuários que utilizam nosso serviço de criptografia. Assim podiamos, e deviamos, advertir-lhes há tempo.
Sempre tínhamos suspeitado que um negócio com um nome auto-explicativo, com a direção da web em Via Sergio Ramelli (um muito estimado mártir fascista como se lhe pode ouvir dizer a Paolo Landi, do pessoal que aloja o site) não fosse digna de confiança, tanto desde um ponto de vista pessoal como técnico.
O péssimo serviço oferecido nos tinha acostumado, tristemente, a ouvir desculpas dificilmente acreditáveis, em relação aos numerosos problemas técnicos que tivemos com o serviço.
Sobretudo, em junho de 2004 não tínhamos alternativa. O servidor devia encontrar um alojamento e nenhum dos lugares que tínhamos encontrado dava maiores garantias para garantir o respeito à privacidade dos próprios clientes e nem do simples respeito das obrigações contratuais. Confiamo-nos em Aruba e nos equivocamos.